WORKSHOPS

Quarta-feira, 3 de maio de 2017, 15:00 – 17:00

 

A inscrição nas workshops é gratuita mas obrigatória e está limitada a participantes do II ENNIS.

Cada workshop terá no máximo 20 participantes.

Formulário de Registo (clique aqui)

Workshop Registration


Workshop 1. Análise Qualitativa com o WebQDA

 

MATERIAL WORKSHOP (Clique para descarregar)

 

Os participantes do Workshop 1. Análise Qualitativa com o WebQDA devem fazer-se acompanhar do computador portátil pessoal e registar nova conta em https://www.webqda.net/minha-conta/. 

O software

O webQDA é um software de apoio à análise de dados qualitativos num ambiente colaborativo e distribuído. Apesar de existirem alguns pacotes de software que tratam dados não numéricos e não estruturados (texto, imagem, vídeo, áudio) em análise qualitativa, poucos são os que podem ser utilizados por vários investigadores, num ambiente de trabalho colaborativo e distribuído como a Internet pode oferecer. O webQDA é um software direcionado a investigadores, em diversos contextos, que necessitem de analisar dados qualitativos, individual ou colaborativamente, de forma síncrona ou assíncrona. O webQDA segue o desenho estrutural e teórico de outros programas disponíveis no mercado, diferenciando-se destes, por proporcionar trabalho colaborativo online e em tempo real, e disponibiliza um serviço de apoio à investigação.

Com o webQDA, o investigador pode editar, visualizar, interligar e organizar documentos. Simultaneamente pode criar categorias, codificar, controlar, filtrar, procurar e questionar os dados com o objetivo de responder às questões que emergem na sua investigação.

Serão sorteadas 4 licenças de 3 meses entre os participantes da workshop.

O formador

fabio

Fábio Freitas é doutorando em Multimédia em Educação na Universidade de Aveiro – Portugal, com o projeto tese “Design de interação em Manuais de Utilizador: o caso do software de investigação em educação”, projeto esse com ênfase no software de apoio à análise qualitativa webQDA. É mestre em Ensino de Artes Visuais para o 3º ciclo do ensino básico e secundário, e licenciado em Design pela Universidade de Aveiro – Portugal. É bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e membro do Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) na Universidade de Aveiro – Portugal. É um dos investigadores/formadores do software webQDA, sobre o qual tem desenvolvido e publicado alguns estudos em co-autoria e é também Coordenador da Comunidade do webQDA.

Workshop 2. Análise Quantitativa com o STATA

O software

O Stata 14 é um pacote estatístico completo e integrado que fornece tudo o que necessita para análise e gestão de dados assim como a elaboração de gráficos de elevada qualidade e grande diversidade.

Os participantes da workshop receberão uma licença de 15 ou 30 dias.

A formadora

sara

Sara Simões Dias é licenciada em Probabilidades e Estatística pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Mestre em Estatística e Gestão de Informação pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa e Doutora em Estatística e Gestão de Informação pela Universidade Nova de Lisboa. É Professora Adjunta na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria onde é responsável pelas unidades curriculares Bioestatística e Informática Aplicada à Saúde. Também é Professora Auxiliar Convidada da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, onde leciona a unidade curricular Saúde Pública, Epidemiologia e Bioestatística. É membro da Sociedade Portuguesa de Estatística, da Associação Portuguesa de Epidemiologia, do European Young Epidemiologist e da European Public Health Association. A par da sua atividade académica tem participado em projetos nacionais e internacionais nomeadamente na área da cooperação (Angola e Moçambique) e e-learning na Universidade Nova de Lisboa. Possui publicações científicas nacionais e internacionais na área da Saúde Pública, Epidemiologia, investigação em Saúde, Bioestatística, Estatística Aplicada e Sistemas de Informação na Saúde.