Ciência à la carte

Soupe des hypothèses

Soufflet des questions

Filé de recherche 

Petit gâteau créatif
Quarta-feira, 3 de maio de 2017, 17:30 – 18:30

A sessão Ciência à la carte pretende, numa conversa informal, ouvir dois investigadores na área da saúde. Nesta sessão, os investigadores convidados começam por apresentar os projectos em que estão envolvidos e quais as suas aplicações em saúde. Na segunda parte da sessão decorrerá uma conversa com a audiência, tendo por base um guião de perguntas previamente recolhidas juntos dos participantes do encontro.

 

Investigadores Convidados

Claúdia Cavadas

ccavadas

Professora Auxiliar na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. É licenciada em Ciências Farmacêuticas e mestre em Biologia Celular, tendo concluído o Doutoramento em Farmácia, Especialidade em Farmacologia pela Universidade de Coimbra em 2002.

Os seus projectos de investigação focam-se no estudo do hipotálamo e no impacto de neuropeptídeos em mecanismos moleculares relacionados com o envelhecimento. Cláudia Cavadas publicou mais de 60 artigos científicos. Foi a Directora do Instituto de Investigação Interdisciplinar de Coimbra entre 2011 e 2013, e desde 2016 é a Presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia. Actualmente, é a Coordenadora do Gabinete de Comunicação de Ciência do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

 

Grupo de Investigação em Neuroendocrinologia e Envelhecimento @ CNC-UC

Claúdia Cavadas @ ResearchGate

 

Rui Pedrosa

Pedrosa

Professor Adjunto na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria. É licenciado em Bioquímica  e mestre em Biologia Celular, tendo obtido o Doutoramento em Biologia Humanapela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Os seus principais interesses de investigação estão relacionados cim Biotecnologia Marinha, Farmacologia Celular e Biologia Celular. É investigador responsável e colaborador de vários projectos I&D nacionais e internacionais na área dos recursos marinhos no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, Peniche, Portugal. Rui Pedrosa foi o coordenador do Grupo de Investigação em Recursos Marinhos (GRIM), e é actualmente Vice-Presidente do Instituto Politécnico de Leiria.

Rui Pedrosa @ MARE

Rui Pedrosa @ ResearchGate

 

Ellen Synthia Oliveira

                                                   

Possui graduação em Ciências Biológicas modalidade médica pela Universidade Federal de Goiás, mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás, doutorado em Patologia Molecular e Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília, cursa pós-doutorado em Saúde Coletiva pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, São Paulo . Atualmente é professora associada da UFG do Instituto de Ciências Biológicas, docente do Programa de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Pró-reitoria de Pós-graduação da UFG). Líder do Grupo Integrado de Ações contra dengue e Outras Endemias do CNPq. Tem experiência no ensino e extensão nos cursos de graduação da área da Saúde e na pós graduação na disciplina de Metodologia e Pesquisa Qualitativa em Saúde. Atua em projetos de pesquisa nas linhas de Gestão e Processos Gerenciais de Saúde, Promoção e Educação em Saúde e Vigilância em Saúde.